sábado, 2 de outubro de 2010

            A política é sempre um jogo de interesses. E por mais que se busque um "meio-termo" e se pregue a democracia, haverão de existir os perdedores. Então não adianta discutir, chamar o outro de analfabeto político ou criticar a escolha do outro. Cada um vê o mundo de um jeito e quer que ele fique de tal maneira. Ponto.
            Mas é bom perceber também que nem sempre conhecemos bem as propostas e nem mesmo o que queremos. E tem aqueles caras também que votam porque a Dona Maria pediu ou porque vão ganhar 600 reais de salário mínimo (esquecendo que a inflação vai subir horrores ou porque querem é o salário relativo mínimo baixo mesmo.). OK, comecei as críticas. Estão vendo como é difícil?
           Com esse post eu não quero deixar claras minhas convicções nem nada. Mas eu tenho um coração vermelho, uma posição esquerdista e um pequeno conhecimento de economia, além de um lado social um pouco aguçado. Porém, verão algumas incoerências nas minhas escolhas, logo adiante. Isso porque sou de classe baixa alta, ou média baixa, e não baixa baixa. Isso porque também tenho um lado conservador e minha "esquerda" na verdade é "centro-esquerda". Isso porque sou cética e não acredito na eficácia das revoluções radicais, já mostrara Napoleão Bonaparte. E talvez porque eu tenha um lado Keynesiano forte que amacia o capitalismo ao invés de condená-lo em última instância. Mas domingo será isso:
 



E tenho dito!

4 comentários:

  1. Não considero votar no Aecinho uma incoerência tão grande assim. Acho que aquela famosa twist "eu voto em pessoa, não em partido" pode fazer sentido pra muita gente, e como cada tem uma opinião diferente, não pode ser considerado incoerência pra todos. Mas se você acha que é incoerência pra você, então deve ser ahauhuah!
    Meu coração já foi vermelho um dia! Cegamente! E acho que se eu votasse no segundo turno (não estarei em BH) eu votaria na Dilma, sem dúvidas. Mas amanhã eu vou no Marinão mesmo.
    E vc é classe média!

    ResponderExcluir
  2. Credo, vc nem comentou a parte profunda que fala do jogo de interesses. Votei já e foi lindo! Bom voto pra vc tbm xD

    ResponderExcluir
  3. Eu acho tão óbvio que a política seja um jogo de interesses, corrupção e safadeza que nem gosto de discutir isso ahuahauha....

    ResponderExcluir
  4. Mas é jogo de interesse num sentido mais amplo (q vc não é obrigado a discutir, claro). Mesmo quem não se envolve, vê como quer, por isso escolhe em quem votar de acordo com tais interesses, ainda que não esteja querendo votar e nem goste de política. É meio que inerente ao ser de acordo com sua classe, seus objetivos, a visão de seus pais e amigos etc. Quanto à corrupção e safadeza, pra mim esse é o sinônimo do poder, q está em toda relação social, mesmo q este se encontre de forma igualitária dentre as partes.

    ResponderExcluir